quarta-feira, 16 de abril de 2014

Só enxerga quem quer ver; só entende quem quer ouvir

"A principal mentira é aquela que contamos para nós mesmos." Nietzsche

De tanto ver desabafos e indiretas, aliás bem diretas, no Facebook cheguei à conclusão de que é muito fácil distinguir um julgamento de uma crítica.

O julgamento é o que alguém comenta a nosso respeito que, por ser falso, não nos atinge. Se sabemos quem somos de verdade e ouvimos uma falsa opinião, isso não altera em nada nosso caráter ou comportamento. Apenas sentimos por determinada pessoa nos ver desta forma.

Já a crítica...humm...é algo que alguém comenta conosco ou sobre nós que nos atinge como uma flecha certeira. Incomoda, machuca, dói. Pois a verdade é que todos queremos ouvir a verdade, mas ela toca nosso ego de forma tão verdadeira que causa desconforto. E é aí que está o "x" da questão.

"pois, se o nosso coração nos acusar, certamente, Deus é maior do que o nosso coração e conhece todas as coisas." I João 3.20

Se tal comentário nos atingiu, significa que há algo sim a ser reparado, descoberto, revelado para que decidamos mudar ou não, afinal a vida é feita de escolhas.
Quem ama cuida, certo? Às vezes a gente não percebe nossas atitudes, mas elas revelam o que há dentro de nós e quem somos verdadeiramente.
Eu gosto quando as pessoas mais próximas a mim, que são sinceras, me alertam sobre algo. Na hora de ouvir a crítica, a sensação é péssima; fato. Mas, depois reflito em tudo o que me foi dito e oro pedindo ao Espírito Santo que me revele se eu realmente "empurrei sujeira para debaixo do tapete." Então, pela minha sinceridade e Seu amor incondicional Ele revela a verdade e como cortar o mal pela raiz.

"quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade" João 16.13

Deus é a luz que dissipa todas as trevas. Ele não quer que andemos nas trevas, mas sejamos a luz do mundo. Para isto, necessitamos viver com a consciência limpa e o coração puro, em retidão no Espírito nos permitindo ser aperfeiçoados em Seu amor libertador.

Se quer andar na luz, fique atento quando ouvir algo que te incomoda e aja o quanto antes para resolver a situação. O Senhor nos ensina: "não apagueis o Espírito." I Tessalonicenses 5.19

"Melhor é a repreensão franca do que o amor encoberto." Provérbios 27.5

2 comentários: