segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Na mira: da Luz e das trevas

O seu caráter é essencialmente a soma de seus hábitos; é como você reage habitualmente. - Rick Warren
A parábola do credor incompassivo

"Por isso o reino dos céus é semelhante a um rei que resolveu ajustar contas com os seus servos. E, passando a fazê-lo, trouxeram-lhe um que lhe devia dez mil talentos. 
Não tendo ele, porém, com que pagar, ordenou o senhor que fosse vendido ele, a mulher, os filhos e tudo quanto possuía e que a dívida fosse paga.
Então, o servo, prostrando-se reverente, rogou: Sê paciente comigo, e tudo te pagarei.
E o senhor daquele servo, compadecendo-se, mandou-o embora e perdoou-lhe a dívida. Saindo, porém, aquele servo, encontrou um dos seus servos que lhe devia cem denários; e, agarrando-o, o sufocava, dizendo: Paga-me o que me deves. Então, o seu conservo, caindo-lhe aos pés, lhe implorava: Sê paciente comigo, e te pagarei.
Ele, entretanto, não quis; antes, indo-se, o lançou na prisão, até que saldasse a dívida.
Vendo os seus companheiros o que se havia passado, entristeceram-se muito e foram relatar ao seu senhor o que acontecera. Então, o seu senhor, chamando-o, lhe disse: Servo malvado, perdoei-te aquela dívida toda porque me suplicaste; não devias tu, igualmente, compadecer-te do teu conservo, como também eu me compadeci de ti?
E, indignando-se, o seu senhor o entregou aos carrascos, até que lhe pagasse toda a dívida.
Assim também meu Pai celeste vos fará, se do íntimo não perdoardes cada um a seu irmão." Mateus 18.23-35

O servo malvado foi perdoado de uma grande dívida, mas não foi capaz de perdoar seu conservo de uma pequena dívida, insignificante diante da quantia que ele devia ao rei.  Pagou o bem que recebeu sendo inescrupuloso, sem compaixão para com seu próximo porque cada um só oferece o que tem dentro de si. 
Não podemos esperar atitudes nobres de que não tem em si a nobreza.

"Deus é justo juiz, Deus que sente indignação todos os dias." Salmos 7.11

O tempo de Deus é diferente do nosso, mas Ele fez questão de deixar registrado na Bíblia Sagrada como Ele se sente todos os dias diante de tanta hipocrisia aqui embaixo.
O diabo teme e treme diante dessa Palavra, mas o ser humano segue brincando com Deus, com as coisas de Deus, com a Palavra de Deus.

"Há pessoas que pensam que são puras, mas a sua sujeira ainda não foi lavada." Provérbios 30.12

Deus conhece e abençoa a intenção do coração, pois de sinceridade, humildade Ele se agrada.
Porém, infelizmente muitos se vestem de cristãos e até enganam a outros, pois o joio cresce junto com o trigo, mas cada um de nós sabe perfeitamente quem somos quando "ninguém" nos observa. Ninguém entre aspas, pois onde quer que estejamos tanto os olhos de Deus quanto os dos espíritos de trevas estão na nossa mira...Vigiai e orai!
Não esqueçamos, jamais, que somente na colheita que o joio será arrancado e queimado. 
Bom mesmo é se colocar na condição de trigo: flexível, que se inclina, humilde.

Sejamos compassivos uns com os outros. 
Amor, bondade, longanimidade (pavio looooooooooooooooongo) e benignidade são virtudes de quem tem dentro de si o Espírito Santo. 
É um fruto que se revela naturalmente, até porque árvores não necessitam serem espremidas, apertadas para que floresçam.

"Continue o injusto fazendo injustiça, continue o imundo ainda sendo imundo; o justo continue na prática da justiça, e o santo continue a santificar-se. Eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras." Apocalipse 22.11-12

Medite sobre isso. Deus abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário