terça-feira, 4 de março de 2014

A beleza está nos olhos de quem vê

"Nós não vemos o que vemos, nós vemos o que somos. Só veem as belezas do mundo, aqueles que tem beleza dentro de si." Rubem Alves



























"São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão!" Mateus 6.22-23

Nós, seres humanos, normalmente costumamos exagerar abusando de alguns vícios de linguagem em nossa comunicação. Com Deus não é assim. Quando a Palavra de Deus diz, em qualquer referência bíblica, o termo grande, é porque de fato é grande o estrago ou a bênção, dependendo do contexto. 
Sabiamente, Jesus disse: vigiai e orai (Mateus 26.41). Observe que, primeiro, importa que estejamos atentos às nossas atitudes, para em seguida orarmos. 

Durante o descuido de um profissional vigilante que o ladrão aproveita para saquear determinada casa ou empresa. Nós não podemos dormir espiritualmente. Nosso corpo necessita de descanso, mas a nossa fé deve ser guardada constantemente. Lógico que não controlamos sonhos enquanto adormecemos, mas devemos substituir os maus pensamentos que o ladrão (João 10.10), a todo instante, lança em nossas mentes no intuito de roubar nossa esperança no Senhor para matar a nossa fé e nos destruir. 
Podemos controlar nossas ações nas situações adversas, tendo o cuidado de fazer escolhas que não prejudiquem nossa comunhão com Deus para que não tenhamos nossas orações interrompidas e não sejamos trevas. Por exemplo: 
  • perdoar, em vez de ficar ressentido e sustentar futuras mágoas. "Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira." Efésios 4.26
  • confiar, em vez de ficar ansioso. "Não andeis ansiosos de coisa alguma." Filipenses 4.6
  • desenvolver a paciência, em vez de ser intolerante. "E assim, depois de esperar com paciência, obteve Abraão a promessa." Hebreus 6.15
  • ser grato, em vez de ficar murmurando. Isso é atitude de quem não crê. "Nem murmureis, como alguns deles murmuraram e foram destruídos pelo exterminador." I Coríntios 10.10
  • amar e cuidar; não maltratar. "Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas de fato e de verdade." I João 3.18
"Quem ama o feio, bonito lhe parece."

Sabemos que somos luz quando conhecemos os defeitos, mas escolhemos apreciar as qualidades dos outros cientes de que todos somos imperfeitos. Isto não significa dizer que não devemos discernir entre o bem e o mal. Infelizmente, existem pessoas que tem maldade dentro de si, e destas sim devemos nos afastar e, por misericórdia, orar.  

Crie o hábito de se autoanalisar mantendo-se vigilante. Se está em trevas, busque a luz do Espírito Santo para que você seja limpo de toda impureza e enxergue claramente o que deve ser arrancado de sua vida interior e exteriormente. O Senhor promete ser a luz que dissipa todas as trevas que hajam em nós. Ore e aja. Empenhe-se em estreitar seu relacionamento com Deus e não se preocupe se desagradará algumas pessoas. Mantenha limpos sua mente e seu coração. Abra seus olhos espirituais.
Seja luz e ilumine aos que lhe cercam abençoando-os em nome do Pai, Filho e Espírito Santo.

"Agrade seu Senhor e se agrade dele, e ele satisfará os desejos do seu coração. " Salmos 37.4

Nenhum comentário:

Postar um comentário