quarta-feira, 30 de novembro de 2016

A humildade precede a honra

Capricho é você fazer seu melhor, na condição que você tem, enquanto você não tem condições melhores para fazer melhor ainda. - Mário Sérgio Cortella


"Não julgueis, para que não sejais julgados." Mateus 7.1

Todos nós temos o péssimo hábito de julgar, pois é mais fácil apontar o dedo para os erros alheios do que reconhecer que também somos falhos, sobretudo no momento em que cometemos um erro.
Por isso, o Senhor Jesus nos deixou a lição do amor verdadeiro: o ato de se colocar no lugar do outro. Somente assim temos a possibilidade de enxergar, pensar como o outro na tentativa de compreendê-lo, e não julgá-lo. Fácil na teoria, mas é na prática que essa dádiva acontece.

"porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo. Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente." I João 2.16-17

Tudo passa! Bom mesmo é a gente respirar, recuar, avaliar antes de liberar palavras que venham a machucar alguém. Palavras ditas no momento de ira, às vezes, machucam mais que agressões físicas.
Se já ferimos, que façamos uma autoanálise e decidamos nos redimir. Talvez a confiança jamais seja resgatada, mas vale a nossa sincera atitude de limpar o coração e liberar perdão, tanto aos que nos feriram quanto aos que magoamos.

"Falou Samuel a toda a casa de Israel, dizendo: Se é de todo o vosso coração que voltais ao SENHOR, tirai dentre vós os deuses estranhos e os astarotes, e preparai o coração ao SENHOR, e servi a ele só, e ele vos livrará das mãos dos filisteus. Então, os filhos de Israel tiraram dentre si os baalins e os astarotes e serviram só ao SENHOR." I Samuel 7.3-4

Às vezes não carregamos deuses estranhos, mas coisas abomináveis em nosso coração. E os limpos de coração verão a Deus.
Nosso coração é o altar do Senhor. Precisamos guardá-lo, preservá-lo, protegê-lo todos os dias buscando a limpeza e purificação na Palavra de Deus, que é a luz em nossos caminhos a nos libertar de todo engano.

2017 está às portas! Aproveitemos o mês que inicia amanhã para examinar quais raízes temos alimentado em nosso coração, arrancando todas aquelas danosas à nossa saúde espiritual, emocional e física. Fortalecendo as boas que nos trazem vida. Cuidemos do fruto do Espírito.

Para que tenhamos um ano novo necessitamos abandonar, mudar os velhos e maus hábitos. Enquanto estamos aqui embaixo temos a oportunidade de ser pessoas melhores e mudar o que sabemos que não é legal. Depende de cada um de nós.
Que nos renovemos no Senhor, nosso Deus, e sigamos em novidade de vida. O que passou, passou. 

Para dezembro: capricho, disciplina, diligência! 😊

Deus abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário