domingo, 6 de novembro de 2016

A nascente dos desejos

Com o tempo a gente percebe que amadurecer é uma delícia; aguça os gostos, valoriza os abraços, seleciona as amizades, inverte prioridades e percebe que, apesar do tempo que passou a vida está apenas começando. - Frederico Elboni



"Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida." Provérbios 4.23

Fui para a igreja esses dias e o pastor pregou o que o Espírito Santo me havia revelado um dia antes enquanto eu orava sobre a difícil tarefa de guardar o coração, que é de responsabilidade de cada um de nós.

No coração nascem os sonhos bons e maus. Ele é a nascente que definirá o curso de nossas vidas. Tudo começa no coração: a ansiedade, a inveja, a mágoa; a certeza, a paz, o perdão...e o que nós alimentamos que prevalecerá. Por isso a necessidade de nos revestirmos da couraça da justiça (armadura de Deus) para proteger esse órgão que é fonte de vida e de morte, espiritualmente e fisicamente.

"Mas o que sai da boca vem do coração, e é isso o que contamina o homem." Mateus 15.18

Se você se atentar ao que diz conseguirá identificar as raízes más que têm se desenvolvido em seu coração e que, para o seu bem, necessitam ser arrancadas por completo. Observe-se!

Quando em uma radiografia o médico diz que há uma manchinha, insignificante, porém maligna, é necessário tratamento para eliminá-la. Caso contrário, essa "manchinha" matará aquele órgão e contaminará os demais. Assim são os maus desígnios no coração do homem. Se você não identificar e arrancar, repreender - apressadamente - isso vai matar sua fé e comprometer até mesmo a sua salvação. 
Por isso as Sagradas Escrituras afirmam que com Deus não se deve brincar (Gálatas 6.7). A salvação da alma é algo seríssimo que muitos estão levando na brincadeira. Contam que Deus é amor e esquecem que Ele também é Deus de ira, e não há quem possa se esconder de Sua face.
Se preocupam tanto com o que o pastor pensa e não se preocupam com o que Deus vê, pois Ele vê e conhece as profundezas de nosso coração. Já parou para pensar nisso? Se não, comece já a analisar-se, arrepender-se, se necessário, e purificar-se se humilhando na presença de Deus.

"Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento." Filipenses 4.8

Todo bom desígnio procede de Deus e todo mau desígnio procede do diabo.
Deus em Sua infinita sabedoria colocou o cérebro acima do coração, mesmo sendo este a nascente dos desejos, para que antes de alimentarmos um desígnio identifiquemos se é raiz de luz ou de trevas.
Quando o coração faz nascer um desejo, imediatamente, a mente é bombardeada de ideias e pensamentos de como colocar em prática tal desejo. Nessa hora que devemos usar a inteligência e discernir de quem procede este desígnio.
Pergunte-se: Envolve verdade ou eu preciso mentir? É respeitável alimentar isso dentro de mim? Procede de justiça ou injustiça? Louva a Deus essa atitude? (pensamentos viram ações e ações definem nosso destino...escolhas)
E, assim, será possível saber se é bom ou mau para reagir rechaçando ou buscando a sabedoria no Senhor para realizá-lo.

Amados, vigiem o coração. Zelem pela salvação da vossa alma com temor e tremor. Somente quando nos submetemos a Deus, em sincera e total entrega, e desagradamos nosso ego podemos vencer os inimigos da nossa fé. Temos todas as ferramentas necessárias para vencer e prevalecer sobre tudo, mas precisamos ser humildes para ouvir e atentar-se ao chamado de Deus. 

O Senhor repreende e disciplina a todos quantos ama, graças a Deus. Vamos praticar o ensinamento?

Vigiemos constantemente! Ótima semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário