sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Ser feliz é melhor que ter razão


Certa vez, o sol e o vento começaram a discutir sobre quem seria o mais forte. O vento disse: - Vou provar que sou o mais forte. Está vendo aquele senhor caminhando no parque? Aposto que consigo fazer com que ele tire o casaco mais rápido que você. Então, o sol se escondeu por trás de uma nuvem e o vento soprou tão forte quanto um furacão. Porém, quanto mais soprava, mais aquele senhor se agarrava ao seu casaco. Finalmente o vento se acalmou e desistiu. O sol sutilmente ressurgiu e sorriu graciosamente para aquele senhor, que secando o suor da testa com as mãos, apressou-se em tirar seu casaco e apreciar o momento que proporcionava uma gostosa sensação de paz e felicidade.
O sol voltando-se na direção do vento falou:
 
- Gentileza, bondade e afeto são sempre mais fortes que qualquer ato de fúria ou violência.
"A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira." Provérbios 15.1

Palavras machucam mais do que violência corporal. 
Pois estas com o tempo cicatrizam, já aquelas na maioria das vezes, perduram nas amargas lembranças.
Se a oportunidade não é propícia para que você diga o que quer dizer, mantenha o autocontrole e aproveite para conversar com Deus. Ele suporta o fardo pesado que, algumas vezes, insistimos em carregar, e pior, descontar nos outros.
 Às vezes estamos certos, mas a maneira como falamos é destrutiva e não construtiva. Esta certamente não é a melhor forma de amar.
Há tempo de estar calado e tempo de falar...
Busque em Deus discernimento e sabedoria para falar na ocasião oportuna.
Enquanto isso, entregue suas dores, anseios e dissabores em oração por você e pela pessoa envolvida no assunto em questão. 

Fazer a coisa certa é mais sábio do que estar certo. 
Ser feliz é melhor que ter razão.
Medite nisto e pratique!

2 comentários: