domingo, 2 de fevereiro de 2014

That's all


"O que deixamos para trás e o que nos espera adiante pouco importam se comparados com o que existe dentro de nós." Ralph Waldo Emerson


O comportamento das personagens desta trama, nos leva a refletir sobre as diferenças entre preço e valor de coisas e pessoas - infelizmente no mundo materialista que vivemos, pessoas se vendem a todo momento por tão pouco, ou quase nada. Seria valioso se pudéssemos atribuir preço a coisas, e valor a pessoas. 
No afã de obter poder, fama e reconhecimento humano, muitos se perdem e vivem na escuridão em busca de brilhantes que reluzam o exterior; enquanto que por dentro são sepulcros caiados. Sabem o preço de tudo e o valor de nada. 
Este filme também nos ensina que nossas escolhas, na verdade, dizem mais do que somos do que assumimos, algumas, ou na maioria das vezes, ser. 

Andy (Anne Hathaway), precisou pagar o preço para descobrir o sentido e valor da vida. 
Mas, aprendeu que alguns têm pedras preciosas, luxúria, poder e muitos bens, já outros são verdadeiras joias raras pelo valor, caráter e essência que emanam de si, independente do que possuem na vida. Por um tempo quase se perdeu de si mesma, mas despertou e viu que importava ser quem ela era de verdade, só que agora mais madura e bem resolvida. 

"Nas pessoas, assim como em um bom perfume, o que vale não é o frasco, mas a essência." Augusto Branco

Certa vez, uma pessoa me disse a seguinte frase: "Eu sou rico e você é pobre. Eu tenho dinheiro, você que não tem". Fui tão humilhada...Imagine ouvir isso na pior crise financeira de sua vida. Autoestima em baixa e impotente diante da situação, me senti a última das últimas. Foi horrível!

"Uns se dizem ricos sem terem nada; outros se dizem pobres sendo mui ricos." Provérbios 13.7

A gente só dá o que tem. Um tempo depois entendi a diferença entre ter e ser. 
A dura verdade é que as pessoas que se apoiam em riquezas e bens materiais, que são temporais, estão mais distantes de Deus do que possam imaginar. 
"Eu amo os que me amam; os que me procuram me encontram. Riquezas e honra estão comigo, bens duráveis e justiça." Provérbios 8.17-18 
A maior riqueza que existe é a humildade. Quando o seu bem maior é ser humilde de espírito, você alcança bens intangíveis como conhecimento - autoconhecimento - sabedoria, entendimento, superação e diversas lições que a vida apresenta em meio a adversidades e na simplicidade das coisas diárias. Essas verdadeiras riquezas possuem um valor inestimável que moeda alguma deste mundo pode pagar. 
Não estou dizendo aqui que dinheiro não é importante. Definitivamente não é esta a questão. Se você pode ter o melhor, graças a Deus. Una o útil ao agradável e não deixe que ele o domine. Trago à tona o fato de que, quando o dinheiro e o que ele proporciona - poder, fama, glamour, etc - estão em primeiro plano, automaticamente pessoas como Deus e familiares ocupam posições inferiores. A isto, chamamos inversão de valores. O Senhor Jesus disse: 

"Em verdade, em verdade, vos digo: se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto." João 12.24 

O que precisa morrer em muita gente é o orgulho. Não se pode ser humilde e orgulhoso ao mesmo tempo. O orgulhoso pode estar cercado de multidões, mas ele é solitário porque não suporta nem a si mesmo. 
Para que a semente do amor verdadeiro brote, Deus tem que ver no ser humano um coração humilde, contrito e uma mente renovada, dispostos a mudar o que for necessário para que haja libertação. O amor nos torna livres.

A maior riqueza que alcançamos é o Espírito Santo habitando em nós, pois pelo fruto se conhece a árvore, se é boa ou má. Ele é a humildade em pessoa e Seu fruto é: amor, paz, alegria, bondade, benignidade, fidelidade, longanimidade, mansidão e domínio próprio. 

Isto não é conquistado através de religião, tempo de igreja ou ausência de pecado, pois não há um justo sequer. Todos somos sujeitos a falhas. Daí a necessidade de vigiar nossas palavras e atitudes guardando-nos do mal. Deus não faz acepção de pessoas.

O reino de Deus surge em nós quando decidimos nos esvaziar do nosso eu e permitimos ser lapidados, como um diamante encontrado em uma mina que assemelha-se a um carvão, aparentemente nada vistoso, mas de grande valor. 


Todos desejam ser diamantes, mas nem todos querem ser lapidados porque é menos doloroso ser bijuteria.

Quando nos colocamos na condição de barro mole para que o Oleiro nos molde conforme o Seu querer, a mente se abre e nossa percepção muda. Barro duro tem que ser quebrado. Não pode ser moldado. Para quebrar o coração de pedra, é necessário dar o primeiro passo: humildade. 
Entendeu porque você sofre tanto? A solução de seus problemas não está do lado de fora, mas em você. 
Decidir abrir mão do orgulho fazendo algo diferente é o que irá direcioná-lo a um verdadeiro encontro com você e com Deus.

Então, limpe sua casa e convide o Espírito Santo para habitar em seu ser - Ele almeja isso mais do que você mesmo. Deus é educado e não invade a vida de ninguém, por isso você decide aceitá-Lo ou não. Ele já fez a parte dele dando a vida por amor a cada um de nós.
Ele não quer saber sua condição atual, o que Ele quer ver é sua disposição...Atitude!  

Quando você se entregar por inteiro, em humildade de espírito, reconhecendo sua total dependência de Deus e buscá-Lo como um sedento no deserto que anseia a todo custo por água, então Ele virá para realizar a grande transformação. Neste ponto que você se torna um novo homem, uma nova mulher.
Vale muito a pena este investimento. É o melhor presente que você se dá, acredite!
Faça a sua parte e Ele te guiará nesta jornada.

"Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração." Jeremias 29.13

Nenhum comentário:

Postar um comentário