terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Seu reinado tem sido nobre ou pobre?

Vou me vingar da maneira mais cruel que você pode imaginar: vou deixar para lá. - John Steinbeck


"E disse a Davi: Tu és mais justo do que eu, pois me devolveste o bem, e eu te devolvi o mal. Tu mostraste hoje que fizeste o bem para comigo; apesar de o SENHOR ter me entregado em tuas mãos, não me mataste. Quem, ao encontrar o inimigo, o deixaria seguir o seu caminho? O SENHOR te recompense pelo que me fizeste hoje. Agora sei que certamente reinarás, e o reino de Israel se firmará sob teu comando." I Samuel 24.17-20

Davi estava sendo perseguido por Saul, até então rei de Israel, que queria matá-lo por não aceitar que Davi havia sido ungido por Deus para reinar em seu lugar.
Saul perdeu o reinado porque desobedeceu a Deus, por isso se fez inimigo de Davi ao descobrir que este seria o novo rei de Israel. Era mais fácil tentar eliminar o outro do que assumir a si mesmo que havia fracassado quando errou em não acatar a ordem de Deus.
Transferir responsabilidades definitivamente não é uma decisão assertiva, mas Saul estava cego de ódio ao ponto de não enxergar o óbvio. Isso é o que o desejo de vingança, raiva mal direcionada, inveja, orgulho, ódio fazem com o ser humano: fazem com que ele destrua a si mesmo.

"Mas o nobre projeta coisas nobres e na sua nobreza perseverará." Isaías 32.8

Saul foi um rei com atitudes de um ignorante plebeu. Davi, mesmo antes de assumir seu reinado já reinava pela nobreza de seu caráter. Se fez um escolhido de Deus pelo que havia em seu coração. Errou, como qualquer ser humano, mas foi humilde para arcar com as consequências por seus maus atos. Se arrependeu e aprendeu. Davi reinou de forma nobre.

O amor é nobre. A gratidão é nobre. A humildade é nobre. A empatia é nobre. Pobre mesmo é quem nutre dentro de si sentimentos mesquinhos que contaminam e corroem o coração daqueles que os sustém. - by Alê Barros

Examine o que você tem espalhado.
Enquanto há vida, há esperança de mudança de atitude. Hoje nós temos a oportunidade de rever nossos conceitos, as sementes que temos plantado ao longo de nossa caminhada.
A vida é muito curta para que a gente perca tempo, desperdice energia com o que já se foi. Podemos mudar o agora. Como reagiremos daqui em diante.
O que você tem alimentado em seu coração? Quais sentimentos têm prevalecido dentro de você? Suas ações expressam isso. Será que vale a pena sustentar ideias e planos que corrompem e destroem seu ser?

Para hoje: identifique as raízes que te aprisionam e te tornam uma pessoa que você sabe que não é. Elimine-as antes que elas detonem seu reinado, sim, você é o rei de sua vida. Busque ajuda, se necessário. Mas, liberte-se! Você pode. Reine sobre si mesmo.
Proteja seu coração e sua mente. 
Liberar perdão não muda o que aconteceu, mas te torna livre, traz paz e alívio à tua alma, te torna nobre. Não carregue peso morto. O que passou, passou. 
Não perca a oportunidade de desfrutar da beleza e simplicidade do momento por estar preso a algo que não te traz vida. Quebre as correntes, solte as algemas. Seja livre! Seja humilde!

"O vosso orgulho não é bom. Não sabeis que um pouco de fermento faz com que toda a massa fique fermentada? Removei o fermento velho, para que sejais massa nova sem fermento, assim como, de fato, sois. Porque cristo, nosso cordeiro da Páscoa, já foi sacrificado. Portanto, celebremos a festa, não com fermento velho, nem com fermento da maldade e da corrupção, mas com os pães sem fermento da sinceridade e da verdade." I Coríntios 5.6-8

Ser verdadeiro consigo mesmo é o primeiro passo para a transformação.
Para alcançar o novo necessitamos desapegar do que é velho: o velho homem, a velha criatura, os velhos hábitos. Supere-se!
De que vale ao homem consquistar o mundo e perder a sua alma? O nobre vence a si mesmo porque valoriza o eterno. Reflita! 😉

Se você quer ago novo, você precisa parar de fazer o que é velho. - Peter Drucker

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

A fonte de Vida

Num mundo violento e pobre de afeto, rico é quem desarma os outros apenas com um sorriso sincero. - Guilherme Givisiez



"... e eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos." Mateus 28.20

Nesse momento existem milhares de pessoas desesperançadas, desesperadas, desequilibradas espiritualmente e emocionalmente, completamente perdidas.
O Senhor Jesus prometeu estar conosco todos os dias, mas Ele está com quem crê nessa promessa e também está com Ele. As pessoas dizem crer em Deus, mas se sentem sozinhas, solitárias, algumas vezes abandonadas, rejeitadas...Por que?
Porque o Espírito Santo é quem nos revela a fé sobrenatural. As pessoas não estão sozinhas, mas se sentem dessa forma por sustentarem uma fé emotiva - ensinada pelas religiões.

"E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do SENHOR." Isaías 11.2

Essas são as sete manifestações do Espírito de Deus em uma pessoa que foi batizada com o Espírito Santo. Repare que não há emoção em nenhuma delas, mas razão para que nos momentos de tribulação a gente enxergue soluções. Não se desespere, mas creia que Deus está no controle.

Somos humanos. Por isso, às vezes, nossa primeira reação diante de um obstáculo é se ver impotente. Inevitavelmente as lágrimas brotam em nossos olhos, o coração desfalece, nos sentimos fracos. Mas, o Espírito Santo nos lembra que não estamos sós e nós reagimos praticando a nossa fé, pois tudo é possível ao que crê.

Alimente sua fé e seus medos, suas dúvidas morrerão de fome. - via Web

Não se entregue às emoções. Aprenda a identificá-las e confrontá-las, caso contrário você afundará.
Deus deu uma medida de fé necessária a cada um de nós para que vençamos a nós mesmos e ao mundo. Tudo podemos naquele que nos fortalece. Se essa é sua crença, viva-a.

Quando você verdadeiramente tem uma aliança com Deus você se torna inabalável. Ainda que do lado de fora tudo diga o contrário dentro de você há uma certeza, uma força que ninguém pode arrancar e situação nenhuma, por mais dolorosa que seja, vence. Pois o próprio Espírito testifica que Ele é contigo e há um propósito em tudo o que está acontecendo.
Ele nos faz perseverar, nos levanta e anima, encoraja o nosso ser, nos fortalece.

Algumas pessoas "vencem" do lado de fora, mas por dentro estão arruinadas. Vivem de aparências e só elas sabem o vazio que sofrem dentro de si mesmas.
Mas a alegria do Senhor é completa. Nasce dentro de nós e se estende aos que nos cercam.
Busque o Espírito Santo, amigo (a). O dia que Ele passar a habitar seu ser tudo se fará novo em você. A condição para alcançá-Lo é ter sede da presença dEle. 
Esforce-se por beber dessa fonte, a fonte de Vida!

"Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna." João 4.14

Boa semana e Deus abençoe!

sábado, 10 de dezembro de 2016

Mantenha o que, e quem, lhe traz esperança

Se não brilha mais, não insista. Lâmpada queimada não se concerta, se troca por uma nova. - via Web



"Moisés, meu servo, é morto; dispõe-te agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel." Josué 1.2


Josué recebeu a missão de ser um grande guerreiro para que pudesse tomar posse da Terra Prometida por Deus a seu povo. Mas ele se encontrava triste pela morte de Moisés, algo natural no ser humano. Então, o Senhor falou a Josué que era com ele, e que a ocasião pedia que ele fosse forte e muito corajoso para enfrentar as lutas que estavam por vir. Deus lhe deu bom ânimo para que ele guardasse as boas recordações, mas seguisse em frente fazendo assim a vontade de Deus.


"Quero trazer à memória o que me pode dar esperança." Lamentações 3.21


Se o leite derramou o que nos resta é limpar o fogão e ferver um novo leite, ou desistir de bebê-lo.

A gente precisa alimentar na mente, no coração, nos relacionamentos o que nos traz esperança, revigora, alimenta a nossa fé para que mantenhamos o foco com força e coragem no que devemos realizar aqui embaixo. Se estamos vivos é porque ainda temos algo a cumprir por aqui. Buscando a Deus recebemos a revelação de Seu propósito em nós, e através de nós.
Fuja dos pensamentos e pessoas negativas. Alimente o que te fortalece e desperta à vida.

Ninguém pode ter saúde mental sem limpar o coração, abandonar o passado e perdoar a ignorância alheia. - via Web


Se o que você busca tem conserto, amém! Persiga até que veja o milagre acontecer. Tudo é possível ao que crê. Se está nos planos de Deus para você vai acontecer. Fique atento para discernir o tempo de orar do tempo de agir para que a mão do Senhor se mova.

Se não tem, esqueça isso. Não atrase mais ainda sua vida perdendo tempo no que não te faz progredir.

Vamos orar?


Senhor, eis-me aqui diante de Ti em oração, graças a Deus. Assim como o copo necessita ser limpo para receber a água que bebemos limpa meu corpo, meu coração e minha mente de todo lixo espiritual e emocional. Renove a minha fé e restaura-me, pois sou Templo do Teu Espírito. Que os meus pensamentos glorifiquem a Ti e o Senhor me conduza segundo a Tua vontade. Desperta-me, oh Deus de Abraão, Isaque e Israel. Seja o meu Deus, o meu tudo. Ensina-me e guia-me para que o meu falar, meu agir, meu pensar, meu olhar testifique o Teu poder e misericórdia neste mundo perdido. Salva-me de mim mesmo pois a Ti entrego todo o meu viver. Obrigado por ser para mim aquele que me cuida, me sustenta, me ama incondicionalmente, me exorta e me perdoa fazendo de mim objeto de Teu louvor. Amém!


"Pois quem conheceu a mente do Senhor, que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo." 2.16


Submeta-se a Deus e à Sua vontade.

Foco no objetivo! E o principal objetivo do cristão é lutar constantemente para manter a salvação de sua alma. 
Vigiemos e oremos! Ajamos!

sábado, 3 de dezembro de 2016

Morrer para viver

Em geral para mudarmos precisamos de uma das duas situações: inspiração ou desespero. - Jim Rohn


"Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto." João 12.24

Hoje eu despertei meditando na oração da serenidade: Senhor, concedei-me a serenidade necessária para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar as que posso e sabedoria para distinguir entre estas e aquelas. 

A gente muda quando decide mudar, mas a nossa necessidade de mudança tem que nascer de dentro para fora, e ser sincera. Trata-se de um compromisso meu comigo, tão somente. 
Se eu tento mudar para agradar aos outros cometo um engano e prejudico a mim mais do que aos outros, que acreditaram que eu mudaria. 
Então, mude quando resolver mudar para o seu próprio benefício. Não importa o que as pessoas pensam, importa sua autenticidade, honestidade, lealdade com você mesmo (a).
Por isso há grande hipocrisia nas igrejas. As pessoas "querem" agradar a Deus cheias de si mesmas. Ainda não despertaram para a real necessidade de ser um ser humano melhor, antes preocupam-se em sustentar uma religião.

Religião aprisiona. Somente o verdadeiro amor liberta, pois este nos faz pensar. Deus é amor! Com o livre-arbítrio nos deu a capacidade de raciocinar. - by Alê Barros

Eu li o livro "Morri para viver" da Andressa Urach e, apesar de ser um forte relato, é uma realidade a vida dessa moça. Ela tinha tudo e não tinha nada. Era cercada de gente por todos os lados e se sentia sozinha. Até que aproveitou a oportunidade e hoje é testemunha viva das misericórdias de Deus.
Isso é o que Deus faz quando encontra um sincero desejo de mudança no coração do ser humano. Ele seria injusto se focasse no que fizemos ou em quem éramos. 

Deus vê o hoje, o agora, não só vê como age em nosso favor. Ele é Deus presente e de presente, não de passado. - by Alê Barros

Essa moça desejou ardentemente ser uma nova mulher e resolveu morrer para si mesma. E Deus realizou o milagre do novo nascimento. Aquele passado sujo já não a acusa mais. Ela andava perdida e foi resgatada porque escolheu e decidiu optar por uma nova vida.
Eu nem pretendia falar sobre este livro, mas...Deus conhece todas as coisas. Recomendo a leitura e reflexão. Eu creio na mudança dela porque em mim também houve uma transformação sincera e verdadeira. 
O Senhor Jesus mudou o meu passado e me deu um novo presente, graças a Deus! 😊

O Espírito Santo me deu a direção de fazer um estudo sobre o novo nascimento, para você que está cansado (a) de ser quem você tem sido. Cansado (a) de ser vazio (a), de aparentar ser quem você sabe que não é. Mas, é impossível nascer de novo se a velha criatura está bem viva dentro de si. Você necessita desejar uma mudança sincera, verdadeira, sem fingimentos, e se esmerar para isso. 
Quando Deus vê sinceridade em nós Ele realiza mudanças duradouras. A decisão é nossa, pois Ele não interfere nas nossas escolhas.

"Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim." Mateus 15.8

Seu coração está longe de Deus quando você pratica a injustiça, pois Deus é justo. E cada um de nós conhece o certo e o errado.
Somos pecadores. Enquanto estivermos neste mundo haverá a luta da carne contra o espírito, isso não pode ser mudado. Mas, quando nascemos de Deus o nosso caráter muda e não vivemos na prática do pecado. 
Pecado é tudo o que é errado, o que a nossa consciência condena. Erramos como qualquer outro ser humano, porém temos o fruto do Espírito Santo, a divina semente que prevalece em nosso ser.
Talvez você peque consciente mas gostaria de não fazer o que tem feito, só que não consegue mudar porque você ainda é escravo do pecado. Precisa nascer de Deus...ser livre. Isso é conhecer a Deus de fato e de verdade.

"Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto." João 12.24

Bom fim de semana! Reflita e prepare-se para o estudo, em breve.
Sejam todos abençoados em nome do Pai, Filho e Espírito Santo, amém!

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Missão: Cuidar! Quando eu mais necessito ser cuidada

Todas as escolhas envolvem perdas. Quem não estiver preparado para perder o irrelevante, não estará apto para conquistar o fundamental. - Augusto Cury


"De modo que nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento. Ora, o que planta e o que rega são um; e cada um receberá o seu galardão, segundo o seu próprio trabalho. Porque de Deus somos cooperadores; lavoura de Deus, edifício de Deus sois vós." I Coríntios 3.7-9

Esse último trimestre para mim tem sido turbulento, e de grande aprendizado.
Fiz uma viagem que não estava nos planos em novembro na expectativa de visitar meu pai que estava acamado, e entre uma conexão e outra ele faleceu. O que nos conforta é a certeza de que ele venceu a morte, graças às infinitas misericórdias de Deus.
Eu estava convicta de que meu pai se reanimaria quando me visse, como das outras vezes em que ele não estava bem, e se alegrava quando sabia que eu estava a caminho. Todos notavam isso.
Cheguei a tempo de seu velório e sepultamento. Então, já que o papai não mais estava lá, questionei a Deus sobre o motivo daquela viagem inesperada. 

"As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem." João 10.27

Sempre que eu ia visitar o papai minha atenção era pra ele. Pouco compartilhava com meus irmãos, seus filhos, e o restante da parentela. E desta vez pude conhecer mais meus irmãos, ajudá-los espiritualmente, aconselhar os demais familiares e parentes. No momento em que eu mais precisava receber apoio Deus contava comigo para dar...contraditório isso, não é mesmo? rs
Mas é assim que Deus trabalha quando a gente se dispõe e deseja ser um canal de bênçãos nas mãos dEle. Auxiliei casados sem nunca ter a vivência de casamento, quem passava por tribulações na vida profissional, pessoas com problemas espirituais e emocionais. Conheci pessoas incríveis nos aeroportos que passei, foi uma troca enriquecedora...em apenas uma semana.

"Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém, o maior destes é o amor." I Coríntios 13.13

É impossível falar sobre fé sem envolver a linguagem do amor, pois um é par do outro. E a esperança de que tudo passa e, mais adiante, colheremos os frutos do que plantamos é o combustível que nos anima a prosseguir, ainda que o mal invista com todas as suas forças para nos derrubar.

Quando Deus nos escolhe e nós aceitamos viver em função dessa escolha pagamos um preço alto, mas recompensador, que nada neste mundo pode suprir.
Não se preocupe se você tem servido a Deus e não tem visto o fruto desse trabalho com seus olhos físicos. Siga cuidando caprichosamente do que Ele te confiou, seu galardão está sendo construído. 
Com todos os nossos erros e falhas é Ele quem nos capacita. Então, não há o que temer. Quem nos condenará?

Viva pela sua fé praticando o amor que vem do Pai permanecendo firme na esperança do seu chamamento. Fiel é quem nos fez a promessa.

Deus abençoe a todos!

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Menos hipocrisia, mais empatia

Se você não está crescendo, está...morrendo, assim como as flores. - T. Harv Eher


Último mês de 2016! Este ano não passou, mas voou.
É momento de reavaliar os projetos que não deram certo, ainda; o que depende de nós para que estes saiam do papel, refletir nos erros cometidos para que cresçamos com as experiências negativas que vivenciamos. É tempo de recomeçar, se renovar, se reinventar...todos os dias.

"Certo samaritano, que seguia o seu caminho, passou-lhe perto e, vendo-o, compadeceu-se dele. E, chegando-se, pensou-lhe os ferimentos, aplicando-lhes óleo e vinho; e, colocando-o sobre o seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e tratou dele." Lucas 10.33-34

Muito tem se comentado nas redes sociais sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal de que no primeiro trimestre de gravidez o aborto não será considerado crime (no Brasil).
Eu sou a favor da vida, e não de julgamentos. A vida é feita de escolhas e cada um irá responder por si próprio diante de Deus por seus atos, tanto os bons quanto os maus. Ele é o justo juiz, a Ele cabe o julgar. Sou 100% contra a hipocrisia.
As mulheres, influenciadas pelos comentários, atiram pedras que são contra o aborto, que o feto é uma vida, etc. Porém, quem garante que estas que hoje julgam essa ação, amanhã não se submeterão à prática deste? E aí? Será que, na hora da dor, elas se lembrarão que abominam o ato de abortar?
Cada um sabe onde o sapato aperta. A nós cabe o respeitar, isso não significa concordar. Mas, dentro das nossas condições, prestar auxílio. Não julgar já é uma grande contribuição.

É fácil apontar o dedo para o erro do outro, difícil é estender as mãos para ajudar, apoiar, orientar, ouvir. É fácil julgar, difícil mesmo é amar sem medida, sentir a dor, respeitar as decisões, opiniões que divergem das nossas. - by Alê Barros

Menos religiosidade, mais espiritualidade.
Menos condenações, mais sensibilidade.
Que dentre a reavaliação de nossos sonhos, metas e objetivos incluamos o ato de humanização: a capacidade de se compadecer, sem discriminar, mas apenas amar e agir em favor do próximo como o Senhor Jesus nos ensina na parábola do Bom Samaritano.
Que sejamos mais humanos, mais compreensíveis, sensíveis às necessidades alheias.
A religião divide. Somente o verdadeiro amor nos une. Deus é amor!

"Então, Pedro, aproximando-se, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes meu irmão pecará contra mim, que lhe perdoe: Até sete vezes? Respondeu-lhe Jesus: Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete." Mateus 18.21-22

Lógico que, antes de amar ao próximo devemos amar a nós mesmos. Quando há a quebra de confiança por deslizes diversos em um relacionamento isso dificilmente se restaura - lembrando que, para Deus não há impossíveis. Mas, é nosso dever, nossa obrigação o sincero ato de perdão.
Não há espaço em nosso coração para guardar peso morto. 
Se não consegue perdoar e apagar o que lhe fizeram, esvazie seu coração em sincera oração pedindo ao Espírito Santo lhe ajude nesta tarefa. Desabafe com Deus. Ele ouve o aflito.

Todos somos humanos. Todos necessitamos do perdão divino. Todos somos passíveis a adversas situações; a errar, a falhar, a novamente errar. E a nós cabe a decisão de se esforçar para acertar. Assim é a vida!

Perdoar não é esquecer: isso é amnésia!
Perdoar é lembrar sem se ferir, sem sofrer, isso é cura.
Por isso é uma decisão, e não um sentimento. - Autor Desconhecido