domingo, 6 de setembro de 2015

Aceita que dói menos

"Nós nunca descobriremos o que vem depois da escolha, se não tomarmos uma decisão. Por isso, entenda seus medos, mas jamais deixe que eles sufoquem os seus sonhos." Frase do filme -
 Alice no País das Maravilhas


O que mais gosto nos filmes, além de uma boa história, é observar o comportamento dos personagens da trama.
Hoje quero comentar sobre o drama do protagonista de Flight (O Voo), que aliás é um espetacular filme.

Whip é um exímio piloto que sofre com os vícios das drogas e álcool. 
Quando ocorre um acidente com vítimas, na aeronave que ele pilotava, surge a grande oportunidade dele confrontar sua triste realidade e despertar para a vida que ele "parecia" ter desistido. Suas atitudes revelavam isso.

A psicologia ensina que há 5 fases durante o período de luto ou outra grande perda - o que não deixa de ser um luto. São elas:

1) Negação -> Encarar sentir a dor da perda é tão grande que o indivíduo sabota a si mesmo como forma de aliviar o tenso momento.

2) Raiva -> Não há refúgio em palavras de consolo. Fase em que ele se entrega ao papel de vítima da vida, das circunstâncias...por que comigo? Mix de inveja, raiva, incredulidade.

3) Negociação -> Outra forma de sabotagem onde surge a ideia de entender o fato ocorrido. Mas não há mudança de comportamento...apenas falsas trocas.

4) Depressão -> Há consciência da perda e a dor do vazio que restou. Com isso há também perda de sonhos e projetos relacionados a quem se foi.

5) Aceitação -> Fase final onde começa a libertação do passado doloroso. O indivíduo abre a mente para o novo e torna-se mais sereno, sente paz. Viveu sua dor e guarda as boas recordações...ele aprende!

Ao vivenciar uma perda, permita-se um tempo para sentir a dor, e depois deixe-a ir. Você viajará mais rápido e mais longe sem ela. - By Internet

Faz tempo que assisti este filme. Mas lembrei dele hoje. 
Assim acontece comigo, com você, com o vizinho.

Aceitar que somos pecadores, que sentimos medo, que há um vício - mentiras, pornografia, drogas, jogos - é o primeiro passo para a mudança.
E o Senhor Jesus é especialista em mudanças duradouras.

"Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres." João 8.36

Seja qual for a sua dor, medo, dúvida ou qualquer que seja a verdade que você necessita confrontar para se libertar, aceite-a e busque ajuda. Seja ela profissional, mas sobretudo espiritual, encare-a.

Enfrente e siga em frente dia após dia.

O Espírito Santo hoje te busca para realizar uma gloriosa obra em sua vida.
Aceite-O! Aceite-se! Queira mudar, mude!
Vá e não peques mais.

"Ainda assim, agora mesmo, diz o SENHOR: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração: e isso com jejuns, com choro e com pranto.
Rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao SENHOR, vosso Deus, porque ele é misericordioso e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal." Joel 1.12

Que o Senhor fale mais ao seu coração e mente que minhas palavras.
Deus abençoe!

3 comentários:

  1. Muitas vezes o Silencio nos traz Sabedoria.

    ResponderExcluir
  2. As regras começam sempre em casa, não há desculpas dadas pelos pais ou encarregados de educação, para as fazerem cumprir. Quanto mais se tolera mais fazem. Ninguém gosta de ser chamado à atenção, comecemos para crianças, adolescentes, adultos!... Para não falar em tudo o que se passa mesmo que seja apenas um som ou um cheiro.

    ResponderExcluir