domingo, 6 de setembro de 2015

Aceita que dói menos

"Nós nunca descobriremos o que vem depois da escolha, se não tomarmos uma decisão. Por isso, entenda seus medos, mas jamais deixe que eles sufoquem os seus sonhos." Frase do filme -
 Alice no País das Maravilhas


O que mais gosto nos filmes, além de uma boa história, é observar o comportamento dos personagens da trama.
Hoje quero comentar sobre o drama do protagonista de Flight (O Voo), que aliás é um espetacular filme.

Whip é um exímio piloto que sofre com os vícios das drogas e álcool. 
Quando ocorre um acidente com vítimas, na aeronave que ele pilotava, surge a grande oportunidade dele confrontar sua triste realidade e despertar para a vida que ele "parecia" ter desistido. Suas atitudes revelavam isso.

A psicologia ensina que há 5 fases durante o período de luto ou outra grande perda - o que não deixa de ser um luto. São elas:

1) Negação -> Encarar sentir a dor da perda é tão grande que o indivíduo sabota a si mesmo como forma de aliviar o tenso momento.

2) Raiva -> Não há refúgio em palavras de consolo. Fase em que ele se entrega ao papel de vítima da vida, das circunstâncias...por que comigo? Mix de inveja, raiva, incredulidade.

3) Negociação -> Outra forma de sabotagem onde surge a ideia de entender o fato ocorrido. Mas não há mudança de comportamento...apenas falsas trocas.

4) Depressão -> Há consciência da perda e a dor do vazio que restou. Com isso há também perda de sonhos e projetos relacionados a quem se foi.

5) Aceitação -> Fase final onde começa a libertação do passado doloroso. O indivíduo abre a mente para o novo e torna-se mais sereno, sente paz. Viveu sua dor e guarda as boas recordações...ele aprende!

Ao vivenciar uma perda, permita-se um tempo para sentir a dor, e depois deixe-a ir. Você viajará mais rápido e mais longe sem ela. - By Internet

Faz tempo que assisti este filme. Mas lembrei dele hoje. 
Assim acontece comigo, com você, com o vizinho.

Aceitar que somos pecadores, que sentimos medo, que há um vício - mentiras, pornografia, drogas, jogos - é o primeiro passo para a mudança.
E o Senhor Jesus é especialista em mudanças duradouras.

"Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres." João 8.36

Seja qual for a sua dor, medo, dúvida ou qualquer que seja a verdade que você necessita confrontar para se libertar, aceite-a e busque ajuda. Seja ela profissional, mas sobretudo espiritual, encare-a.

Enfrente e siga em frente dia após dia.

O Espírito Santo hoje te busca para realizar uma gloriosa obra em sua vida.
Aceite-O! Aceite-se! Queira mudar, mude!
Vá e não peques mais.

"Ainda assim, agora mesmo, diz o SENHOR: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração: e isso com jejuns, com choro e com pranto.
Rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao SENHOR, vosso Deus, porque ele é misericordioso e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal." Joel 1.12

Que o Senhor fale mais ao seu coração e mente que minhas palavras.
Deus abençoe!

2 comentários: